Os cupins são insetos sociais, pertencentes a classe Isoptera, são divididos por castas e cada uma possui uma função específica.
São indivíduos estéreis, responsáveis pelos trabalhos da colônia, como construir o ninho, coletar alimentos, manter a limpeza da colônia, cuidar das ninfas, etc.
São machos e fêmeas estéreis que possuem cabeça e mandíbula maiores que as dos operários e patas muito fortes. São responsáveis pela defesa da colônia.
São organismos férteis, responsáveis pela reprodução no interior do cupinzeiro. Apresentam asas e são conhecidos popularmente como “aleluias”.
São encarregados de formar uma nova colônia. São chamados popularmente de Aleluias ou Siriris, fase atraída pela luz, comumente presente nos meses de agosto e setembro.
Na natureza, esses insetos exercem uma influência benéfica no solo, pois criam pequenos canais na terra, permitindo a drenagem e aeração, também são importantes na reciclagem de nutrientes dos ecossistemas.
São cupins em sua fase alada. Durante essa época, a revoada, eles saem do cupinzeiro, com uma única missão: Iniciar uma nova colônia. Por isso, ao se deparar com asinhas de cupins pelo chão, saiba que eles escolheram a sua casa como um novo lar.
Dependendo da espécie, a colônia pode ficar mais de 10 anos no mesmo lugar. Ele chega de mansinho, e quando você percebe o estrago já pode ser grande demais… Móveis, livros e documentos destruídos, problemas estruturais e até mesmo incêndios.
Não se deixe enganar pelo tamanho, esses pequenos são umas das pragas mais destrutivas do mundo, logo é necessário estar de olhos bem abertos, e chamar uma empresa qualificada ao menor sinal de infestação.
Quero agendar uma visita